Ciro Gomes faz novo vídeo contra o que chama de "bolsopetismo"; veja aqui

O ex-ministro e pré-candidato à presidência em 2022 adotou um termo frequentemente utilizado por bolsonaristas arrependidos, como Joice Hasselmann, para rebater os que discordaram de suas críticas aos governos Lula

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Trabalhando agora com o ex-marqueteiro do PT, João Santana, o ex-ministro e pré-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), vem fazendo uma série de vídeos para a internet em que discute o cenário político atual. Em um novo vídeo divulgado nesta terça-feira (4), o pedetista voltou suas críticas não exatamente para Lula, como fez em postagem recente, mas para aqueles que discordaram de suas críticas.

Segundo Ciro, ele havia feito um "comentário contundente porém elegante" sobre os governos de Lula, dando conta de que, durante a gestão do petista, os ricos teriam "lucrado muito mais que os pobres". O político reclamou no novo vídeo, entretanto, que "a maioria quase absoluta dos que protestaram não confrontou meu argumento central".

Para divulgar a peça política, Ciro adotou o termo "bolsopetismo", que é frequentemente utilizado por bolsonaristas arrependidos que não apoiam o PT, como Joice Hasselmann (PSL-SP).

"É uma cegueira não ver que Bolsonaro é pavorosamente inadequado. Como também não ver que Lula está completamente antiquado. Só o BOLSOPETISMO insiste em não enxergar isso", escreveu Ciro junto ao vídeo.

De acordo com o pedetista, nem Bolsonaro e nem Lula são as pessoas corretas para "ajudar a tirar o Brasil do buraco em que estamos". Ele acredita, contudo, que não esteja fazendo uma "simetria injusta", e que é uma "cegueira não ver que Bolsonaro é pavorosamente inadequado, com também é uma cegueira não ver que Lula está completamente antiquado".

Leia também: Alvo de críticas, Lula pede que PT deixe Ciro Gomes “falando sozinho”

Nos comentários da postagem de Ciro, alguns internautas expressaram que concordam com algumas posições, mas reprovam o fato do ex-ministro ter adotado o termo "bolsopetismo". "Eu até concordo com o que vc diz Ciro, mas usar a palavra Bolsopetismo reforça essa falsa simetria que você mesmo assume não existir... Meu voto é seu, mas nos últimos tempos você tem errado muito estrategicamente, do ponto de vista da comunicação, que é a minha área", escreveu um usuário do Twitter.

Essa reprovação ao termo "bolsopetismo" também foi observada em fevereiro, quando ele foi utilizado pela jornalista Malu Gaspar em sua coluna no jornal O Globo.

“Bolsopetismo é a cloroquina da análise política. Quem usa talvez o faça para justificar suas escolhas erradas em 2018. Ou porque vai gerar likes. Ou ambos. Em qualquer caso é inaceitável se a pessoa quer de fato combater o perigo que Bolsonaro significa para nossa democracia”, escreveu à época o cientista político Josué Medeiros, do Núcleo de Estudos Sobre a Democracia Brasileira (NUDEB).

Assista, abaixo, à íntegra do novo vídeo de Ciro Gomes.

https://twitter.com/cirogomes/status/1389679492222881796?s=1002