Ciro Gomes propõe levar Bolsonaro ao Tribunal de Haia por crime contra a humanidade

O ex-candidato à presidência disse que Bolsonaro deveria responder como "genocida" e que "o mundo inteiro está chocado" com a postura do presidente frente à pandemia do coronavírus

Ciro Gomes (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT-CE), disse em suas redes sociais neste sábado (28) que pretende levar o presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haya, na Holanda. O tribunal em questão é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Twitter, Ciro disse que o ex-capitão deveria responder por crime contra a humanidade após pedir o fim do isolamento social em meio à pandemia do coronavírus.

Bolsonaro tem defendido a implementação do isolamento vertical, que mantém em quarentena apenas pessoas do grupo de risco, ao invés do isolamento horizontal. Este último, no entanto, é defendido pelas principais autoridades de saúde do Brasil e do mundo, com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O mundo inteiro está chocado com o que Bolsonaro está fazendo. Vamos levar ele a responder pelo que está fazendo no Tribunal de Haia (Tribunal Internacional de Justiça) como genocida, por crime contra a humanidade!", escreveu.

https://twitter.com/cirogomes/status/1243894948203827201

Não é a primeira vez políticos e advogados tentam denunciar Bolsonaro ao Tribunal de Haia. Em agosto do ano passado, na época dos incêndios que ocorreram na Amazônia, um grupo de advogados de direitos humanos, direito ambiental e internacional denunciou o presidente por crime ambiental e contra a humanidade. A expectativa na época era de que Bolsonaro fosse julgado por ecocídio no tribunal da ONU.