Fórum Educação
28 de março de 2020, 15h44

Ciro Gomes propõe levar Bolsonaro ao Tribunal de Haia por crime contra a humanidade

O ex-candidato à presidência disse que Bolsonaro deveria responder como "genocida" e que "o mundo inteiro está chocado" com a postura do presidente frente à pandemia do coronavírus

Ciro Gomes (Arquivo)

O ex-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT-CE), disse em suas redes sociais neste sábado (28) que pretende levar o presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haya, na Holanda. O tribunal em questão é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Twitter, Ciro disse que o ex-capitão deveria responder por crime contra a humanidade após pedir o fim do isolamento social em meio à pandemia do coronavírus.

Bolsonaro tem defendido a implementação do isolamento vertical, que mantém em quarentena apenas pessoas do grupo de risco, ao invés do isolamento horizontal. Este último, no entanto, é defendido pelas principais autoridades de saúde do Brasil e do mundo, com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O mundo inteiro está chocado com o que Bolsonaro está fazendo. Vamos levar ele a responder pelo que está fazendo no Tribunal de Haia (Tribunal Internacional de Justiça) como genocida, por crime contra a humanidade!”, escreveu.

Não é a primeira vez políticos e advogados tentam denunciar Bolsonaro ao Tribunal de Haia. Em agosto do ano passado, na época dos incêndios que ocorreram na Amazônia, um grupo de advogados de direitos humanos, direito ambiental e internacional denunciou o presidente por crime ambiental e contra a humanidade. A expectativa na época era de que Bolsonaro fosse julgado por ecocídio no tribunal da ONU.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum