Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de novembro de 2019, 14h41

Ciro Gomes se aproxima do DEM e constrói acordo com ACM Neto para eleições municipais

Em entrevista, Ciro também intensificou seu ataques ao ex-presidente Lula e o chamou de "enganador profissional"

Reprodução

Principal nome do PDT para as eleições presidenciais de 2022, Ciro Gomes confirmou em entrevista ao El País que tem articulado uma aliança com o presidente do DEM, ACM Neto, além de outros partidos, para que seu partido dispute as eleições municipais em 2020. Na entrevista, o ex-governador do Ceará também voltou a atacar o ex-presidente Lula, chamando-o de “enganador profissional”.

Questionado sobre os acordos com o DEM, Ciro disse que, recentemente, começou a dialogar com o partido para estabelecer dinâmicas de apoio, e que também incluiu nos acordos o PSB, Rede e PV. “Preservadas nossas diferenças, estamos conversando. Conversei com ele [Rodrigo Maia], e com o presidente do DEM, ACM Neto. Com Rodrigo Maia só tenho tido alegrias, ele está fazendo história. A gente não precisa ter afinidade, precisamos ter confiança”, disse.

“Aí sistematizamos conversa com PSB, Rede e PV. Reunimos os líderes, todos os dirigentes e combinamos uma dinâmica. Onde um de nós quatro tiver mais chance os outros três apoiam”, continuou.

Em outro momento, o ex-governador voltou a criticar Lula. “Diferente do Lula. Lula [o que promete] de manhã não serve de tarde, é um enganador profissional”, atacou.

Ciro intensificou seu discurso contra Lula e o PT a partir do segundo turno das eleições do ano passado, quando se recusou a apoiar a candidatura de Fernando Haddad contra Jair Bolsonaro. No entanto, Lula e Ciro trabalharam juntos no primeiro mandato do petista na presidência da República, quando Ciro foi ministro da Integração Nacional.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum