Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de julho de 2019, 10h15

CNMP deve avaliar caso contra Deltan Dallagnol em 13 de agosto

Após novas denúncias da Vaza-Jato, possibilidade de abertura de investigação contra o procurador da República deve ser reavaliada

Foto: Vladimir Platonow/Repórter da Agência Brasil

Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) devem apresentar pedido de abertura de investigação contra Deltan Dallagnol, procurador da República e coordenador da Operação Lava Jato. Segundo a colunista Daniela Lima, do Painel da Folha, a sessão está prevista para acontecer no dia 13 de agosto.

A investigação se dá por conta das mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil na série de reportagens Vaza Jato. As conversas denunciam uma relação próxima do procurador com o ex-juiz Sérgio Moro durante a Operação Lava Jato, mostrando a parcialidade do atual Ministro da Justiça.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Neste domingo (14), foram divulgadas mais mensagens de Deltan Dallagnol em uma matéria do Intercept em parceria com a Folha. Na reportagem, os jornais analisam a conversa do procurador com a esposa, em que ele escreve: “Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”

O esquema de palestras de Dallagnol chamou atenção na época, fazendo com que os deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ) denunciassem o número suspeito de eventos em que o procurador estava organizando e participando após a Operação Lava Jato ser colocada em foco na imprensa.

Na época, o Conselho Nacional do Ministério Público arquivou o requerimento pois entendeu que as palestras e eventos se enquadravam como atividade docente, o que é permitido por lei. Agora, com as novas denúncias, Pimenta e Damous vão denunciar Dallagnol novamente, como Pimenta disse em suas redes sociais.

O editor da Fórum, Renato Rovai, comenta as novas denúncias da Vaza-Jato com esquema de vendas de palestras do procurador Deltan Dallagnol:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum