Coligação PT/PCdoB/Pros: “Não aceitamos a chantagem dos meios de comunicação”

“Enviamos no primeiro horário de sábado os novos comerciais e o novo programa, em TV e rádio, e algumas emissoras simplesmente não a receberam e mantiveram as inserções antigas”, diz comunicado da coligação “O povo feliz de novo”

Escrito en POLÍTICA el
[caption id="attachment_139590" align="alignnone" width="700"] Foto: Ricardo Stuckert[/caption] A coligação “O povo feliz de novo”, composta pelos partidos PT, PCdoB e Pros, veiculou uma circular interna  sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (31), que impugnou provisoriamente a candidatura do ex-presidente Lula, e o quanto a medida prejudicou a produção e divulgação da propaganda eleitoral da coligação. Acompanhe a íntegra da nota: Circular interna de comunicação da coligação “O povo feliz de novo” A decisão do TSE da última sexta-feira nos colocou um grande desafio político e também técnico na condução da comunicação da campanha. A injusta cassação provisória da candidatura de Lula, ainda alvo de recursos jurídicos de nossa parte, nos obrigou a alterar os programas de TV e rádio ainda na madrugada de sábado. A confusão criada pela Globo, que noticiou a proibição da veiculação de nossa propaganda, foi dirimida apenas algum tempo depois pelos nossos advogados. Como é de conhecimento de todos, nunca tivemos outro plano que não fosse Lula Presidente, e por esse motivo a decisão nos obrigou a fazer ajustes estruturantes em poucas horas, de modo que acatássemos integralmente a decisão do TSE, que nos adequássemos a ela. Nós fizemos isso em condições adversas, com muita confusão criada pela própria forma de decisão em reunião não transmitida pela TV. Importante ressaltar que enviamos no primeiro horário de sábado os novos comerciais e o novo programa, em TV e rádio, e algumas emissoras simplesmente não a receberam e mantiveram as inserções antigas. Mandamos hoje (segunda-feira, dia 03 de setembro) novas inserções. Agora com TODAS as adequações legais à sentença. Por outro lado, não aceitamos a chantagem dos meios de comunicação que pressionam o TSE no sentido de proibir a participação de Lula nos programas e na campanha. Não abriremos mão da defesa de Lula, perseguido injustamente. Lula é símbolo de um país que gerou milhões de oportunidades para todo o povo. Não aceitaremos a censura daqueles que não querem que seu legado seja defendido. Por isso orientamos as coordenações de comunicação da coligação “O povo feliz de novo” nos estados: 1 - Todos os programas de TV e rádio podem e devem manter Lula como apoiador de nossas candidaturas. A participação de Lula não está - e nem poderia  estar - censurada. Devem observar sempre o limite legal de 25% do tempo total. 2 - Devemos ter todo cuidado e zelo com a assinatura dos comerciais. 3 - Devemos aumentar o cuidado com a possibilidade de “invasão de propagandas”. Isso quer dizer que a música que usamos em defesa de Lula (“Meu querido Brasil”) não deve estar nos programas estaduais. Uma nova versão está sendo distribuída, já adequada à decisão do TSE, mas MESMO A NOVA VERSÃO, não deverá ser utilizada nos programas estaduais; 4 - A marca oficial da campanha, que segue em anexo, está modificada temporariamente. Os materiais devem se referir a coligação “O Povo Feliz de Novo” e apresentar Haddad como candidato a vice presidente da coligação. Pela comunicação da campanha Sérgio Gabrielli - Coordenador Geral de Campanha da coligação “O Povo Feliz de Novo” Carlos Henrique Árabe - Coordenador de Comunicação da coligação “O Povo Feliz de Novo” Otávio Antunes e Raul Rabelo - Coordenadores de marketing