Fórumcast #20
19 de julho de 2018, 07h20

Colunistas especulam que Toffoli não deve pautar prisão em segunda instância

A informação foi veiculada por Fausto Macedo, no Estadão. Mônica Bergamo afirma que o fato causou surpresa em dirigentes petistas

A coluna de Mônica Bergamo informa que causou surpresa em dirigentes do PT a informação de que o ministro Dias Toffoli, que assumirá o comando do STF (Supremo Tribunal Federal) em setembro, decidiu não pautar de imediato as ações que questionam a constitucionalidade da prisão depois de condenação em segunda instância.

Diversos advogados ligados ao PT acreditavam que a questão poderia ser discutida e revista, possibilitando que Lula ganhasse a liberdade.

Além de não pautar o assunto, Toffoli não deve atender a nenhum pedido de liminar que beneficie o ex-presidente caso assuma plantão da corte neste mês.

A informação de que Toffoli não pretende pautar em 2018 as ações que tratam da prisão após condenação em segunda instância, foram veiculadas no final da tarde desta quarta-feira (18) pelo blog Fausto Macedo, no Estadão e foi apurada pelo Estadão/Broadcast. “Apesar de pessoalmente defender a revisão do entendimento atual, o ministro tem dito a interlocutores que a Corte já se debruçou sobre o tema neste ano”, diz o colunista.

Veja também:  Vaza Jato: Procuradores buscavam dados fiscais de suspeitos ao arrepio da lei

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum