Com medo de outra derrota parlamentar, Bolsonaro revoga decreto sobre sigilo de dados

A revogação da medida será publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da União

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el
Jair Bolsonaro decidiu revogar o decreto que ampliou o número de servidores que seriam autorizados a exigir sigilo a documentos públicos. Na semana passada, em meio à crise política e isolamento do PSL no parlamento, o governo tinha sofrido, na Câmara dos Deputados, a primeira derrota em âmbito legislativo. Após a aprovação da urgência de um projeto que susta os efeitos do decreto que alterou as regras da Lei de Acesso à Informação (LAI), os deputados confirmaram a suspensão da rejeição à proposta. Diário Oficial Com receio de sofrer nova derrota, agora no Senado, Bolsonaro decidiu encerrar o assunto. A revogação do decreto será publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da União.

O decreto foi assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão na condição de presidente em exercício e foi muito criticada por entidades que defendem a transparência pública.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.