O que o brasileiro pensa?
24 de abril de 2020, 06h42

Com Moro sob ameaça, Lava Jato parte para cima de parlamentares do Centrão que se aliam a Bolsonaro

Força-tarefa ordenou o bloqueio de parte dos salários de parlamentares do MDB e PP. Um deles, Arthur Lira, é candidato de Bolsonaro para substituir Rodrigo Maia (DEM) na presidência da Câmara

Moro e Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

Poucas horas depois das primeiras notícias de que o ministro da Justiça, Sergio Moro, teria pedido demissão do governo Bolsonaro após ter sido contrariado em troca de comando na Polícia Federal, procuradores da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba ordenaram o bloqueio de 10% dos salários de parlamentares do Centrão que se aliaram ao presidente Jair Bolsonaro nos últimos dias.

Foram atingidos pela medida o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e os deputados federais Luiz Fernando Faria (PP-MG), Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo da Fonte (PP-PE). De acordo com a força-tarefa, decisão serve de garantia ao cumprimento de penas requeridas em ações de improbidade na Lava Jato.

A aproximação de Bolsonaro a parlamentares do Centrão revela uma tentativa do presidente em criar uma base de apoio em meio a uma forte crise política. O ex-capitão também tenta, com a atitude, influenciar a sucessão da Câmara após a saída de Rodrigo Maia (DEM) da presidência.

Esta semana, Bolsonaro gravou um vídeo amistoso ao lado de Lira, tecendo elogios ao deputado e sua família. Lira, que é líder do PP na Câmara, seria o principal candidato do presidente para substituir Maia. O deputado é réu na Lava Jato por corrupção passiva e pertence ao mesmo partido que o doleiro Alberto Youssef, principal operador de propina paga por empreiteiras em obras superfaturadas da Petrobras.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum