Com testes de Covid encalhados, secretário do Ministério da Saúde minimiza necessidade de testagem: “não é requisito”

Declaração de Elcio Franco acontece em meio à intensificação das críticas contra o ministro Eduardo Pazuello

Após a revelação de que há cerca de 6,8 milhões de testes encalhados pertos do vencimento, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco Filho – 02 da pasta -, minimizou a necessidade de testes para o tratamento contra o novo coronavírus durante coletiva realizada nesta sexta-feira (27).

“O teste vai ocorrer mediante demanda do médico. Nós destacamos que o médico poderá realizar o diagnóstico clínico físico. […] Não é requisito que o paciente necessariamente faça o teste”, disse Franco.

As testagem é apontada por especialistas como fundamentam para o monitoramento da situação da pandemia. Segundo o G1, Franco não tratou sobre esse tema durante toda a coletiva.

O secretário ainda elogiou o ministro general Eduardo Pazuello, atribuindo a ele a diminuição da letalidade do novo coronavírus.

Pazuello tem sido alvo de diversas críticas e balança no posto. Segundo informações do Estado de S. Paulo, o ministro teria declarado nos bastidores que, se saísse, sairia feliz e comentou com amigos sobre “voltar ao quartel”. A CNN Brasil aponta que o posto pode ser entregue ao centrão.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR