Com 1 dígito nas pesquisas, Doria confirma intenção de ser candidato a presidente e vai disputar prévias pelo PSDB

Partido impôs uma derrota ao grupo de Doria ao definir as regras para as prévias internas; governador paulista deve disputar candidatura com Tasso Jereissati, Eduardo Leite e Arthur Virgílio

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou publicamente nesta terça-feira (15), pela primeira vez, que pretende ser candidato à presidência da República em 2022. O anúncio foi feito em entrevista à Folha de S. Paulo logo após a votação da Executiva Nacional do PSDB, que definiu que a escolha da candidatura do partido se dará através de prévias internas e determinou regras para o procedimento, contrariando a proposta defendida pelo grupo político do mandatário estadual.

"Vamos disputar as prévias, respeitando todos os candidatos. Mas vamos trabalhar pra vencer. E somar forças com todos para fortalecer a candidatura do PSDB. E ajudar o Brasil", disse Doria.

O grupo de Doria defendia aumentar o peso dos votos dos filiados do partido nas prévias para 50%. Por 20 votos a 11, no entanto, ficou definido que os votos dos filiados terão peso de 25%, enquanto os votos dos mandatários terão peso de 75%.

As prévias do PSDB estão marcadas para acontecer no dia 21 de novembro. Doria deverá disputar a candidatura à presidência pelo partido com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o ex-prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgilio, e o senador pelo estado do Ceará, Tasso Jereissati.

Nas pesquisas de intenção de votos que já vêm sendo divulgadas, Doria tem marcado 1 dígito. No levantamento do Instituto Datafolha publicado em maio, por exemplo, o governador paulista aparece com 3% das intenções de voto, contra 41% do líder, o ex-presidente Lula, e 23% do presidente Jair Bolsonaro.