Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de abril de 2019, 16h19

Comandante da Polícia Ambiental de SP será novo presidente do Instituto Chico Mendes

Coronel Homero de Giorge Cerqueira já chefiou outras unidades da PM paulista, como a Casa Militar e a Escola Superior de Soldados e Sargentos

Foto: Divulgação/CPOR-SP

Mais um militar no governo de Jair Bolsonaro. Homero de Giorge Cerqueira, coronel e atual comandante da Polícia Ambiental de São Paulo, foi escolhido para ser o novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A confirmação do nome do coronel ocorreu nesta quarta-feira (17), pelo Ministério do Meio Ambiente. O militar assume o posto depois do pedido de demissão de Adalberto Eberhard.

A queda de Eberhard aconteceu dois dias após o ministro Ricardo Salles ter ameaçado investigar agentes do órgão ambiental durante evento no Rio Grande do Sul, com a presença de ruralistas.

Salles ameaçou processar administrativamente funcionários do ICMBio por não comparecerem ao evento. O problema é que os servidores não haviam, sequer, sido chamados, o que provocou a revolta de Eberhard.

PM Paulista

O coronel Homero comanda o policiamento ambiental de São Paulo desde 2018 e já chefiou outras unidades da PM paulista, como a Casa Militar e a Escola Superior de Soldados e Sargentos.

É doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia do Barro Branco.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum