Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de março de 2018, 11h19

Comissão do Senado indica Miguel Arraes para o Livro dos Heróis da Pátria

A matéria recebeu voto favorável da relatora, senadora Lídice da Mata, que lembrou que Miguel Arraes tornou-se um mito entre a classe trabalhadora pernambucana

Por Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira o projeto (PLC 136/2017) que inclui o nome do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes (1916-2005), no Livro dos Heróis da Pátria.

A matéria recebeu voto favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que lembrou que Arraes tornou-se um mito entre a classe trabalhadora pernambucana, especialmente na área rural, por ter sido o primeiro governador a adotar políticas públicas de inclusão social desta população. Citou, entre outras diretrizes, a adoção de um salário mínimo aos trabalhadores de canaviais durante seu primeiro mandato como governador, entre 1962 e 1964.

– Esta medida desagradou demais os usineiros na época. Arraes ficou associado justamente à luta pela diminuição das desigualdades sociais de nosso país, e acabou sendo um dos primeiros cassados pelo golpe militar em 1964 – relembrou a senadora.

Devido à perseguição dos militares, Arraes fugiu para a Argélia. Só pôde retornar em 1979, como lembrou Lídice, após a aprovação da Lei de Anistia. Posteriormente engajou-se em lutas pela redemocratização, tendo sido novamente eleito governador de Pernambuco nos pleitos de 1986 e 1994.

– Foi um protagonista da nossa política, respeitado até o fim da vida – afirmou Lídice em defesa da proposta.

A matéria será agora analisada pelo Plenário do Senado.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum