Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de junho de 2018, 19h15

Comissão especial aprova PL dos Agrotóxicos

Colegiado, que analisa a proposta de mudanças na legislação brasileira sobre agrotóxicos, aprovou o parecer do relator, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), por 18 votos a favor e 9 contrários; votação aconteceu a portas fechadas

Foto: Portal Anvisa

A comissão especial que analisa a proposta de mudanças na legislação brasileira sobre agrotóxicos aprovou há pouco o parecer do relator, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), por 18 votos a favor e 9 contrários. No momento estão sendo analisados os destaques ao texto (PL 6299/02). As informações são da Agência Câmara.

O relatório aponta que pesticidas possam ser liberados pelo Ministério da Agricultura, mesmo se órgãos reguladores, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não tiverem concluído suas análises.

Nesse caso, os produtos receberão um registro temporário, desde que possuam especificações idênticas em pelo menos 3 dos 37 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O colegiado tentava votar o tema polêmico desde abril. Os deputados que defendem as alterações na lei dizem que elas são necessárias, pois as regras atuais são da década de 1980. Já os que criticam a medida, afirma que há estudos científicos contrários aos agrotóxicos e que o substitutivo interessa somente ao agronegócio de exportação.

A presidente da comissão, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), restringiu a entrada de pessoas no plenário, o que gerou uma série de protestos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum