Entrevista exclusiva com Lula
04 de dezembro de 2019, 16h32

Confira a apresentação de Joice Hasselmann que expõe a milícia virtual de Carlos Bolsonaro

Deputada revelou em CPMI detalhes sobre a rede de fake news comandada por Carlos Bolsonaro com recursos públicos; confira a íntegra dos slides

Reprodução

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, convidada para audiência na na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das fake news na tarde desta quarta-feira (4), produziu uma apresentação de Power Point com prints de conversas do grupo do Gabinete do Ódio no Instagram. A parlamentar exibiu o esquema das milícias bolsonaristas , detalhou os integrantes e explicou, com exemplos concretos, como o caso do ator Leonardo DiCaprio, como funciona a difusão de fake news através de ações coordenadas entre perfis falsos, perfis verdadeiros e robôs.

Segundo a parlamentar, Carlos Bolsonaro coordena o chamado “Gabinete do Ódio”, formado por Filipe Martins, Tercio Arnaud, José Matheus e Mateus Diniz. Ela afirmou que a equipe recebe cerca de R$ 491 mil em recursos públicos para produzir notícias falsas e memes com o objetivo de atacar ex-aliados e desafetos.

A apresentação de Power Point exibida pela deputada começa com um slide contendo a definição, segundo o código penal, do crime de calúnia. As telas seguintes detalham, com gráficos e teias digitais, as relações entre os principais atores do esquema e explica que, entre influenciadores e perfis verdadeiros, há muitos perfis falsos “para dificultar a responsabilização”. Hasselmann, na apresentação, exibiu até mesmo números: segundo ela, há 1,87 milhões de robôs somente nas contas de Twitter de Jair e Eduardo Bolsonaro.

Os slides explicam também como funciona o “mecanismo”, isto é, a hierarquia da rede de fake news. Segundo a deputada, quem determina o alvo das fake news é Eduardo Bolsonaro.

Confira a íntegra da apresentação de Power Point aqui.

 

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum