Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de junho de 2019, 12h41

Congresso vai pedir CPI mista da Lava Jato

O escândalo do #VazaJato deve virar tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso Nacional. É o que defendem senadores e deputados da oposição. 

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O escândalo do Vaza Jato deve virar tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso Nacional. É o que defendem senadores e deputados da oposição.

Em entrevista a Edson Sardinha do Congresso em Foco, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) afirmou que pretende iniciar o processo de coleta de assinaturas para instauração de CPI da Lava Jato com objetivo de investigar o conteúdo disponibilizado pelo The Intercept Brasil. Para a criação da comissão são necessárias 27 assinaturas dos 81 integrantes do Senado.

“Não quero politizar, mas quero uma Justiça imparcial e um Ministério Público que trabalhe sem viés ideológico. A condenação do ex-presidente mudou a história das eleições do Brasil. Não se pode ter membro da Justiça que haja sem a prerrogativa da imparcialidade. Se for comprovada a transcrição das conversas, ficará claro que houve interferência marcante”, disse o senador do PSD.

Pelo Twitter, deputados se manifestaram a favor da criação de uma CPI. “Somente uma CPI tem este poder legal e quiçá, com uma composição digna e republicana, resgatar a democracia. Diante do revelado, as eleições de 2018 para presidência da república foram manipuladas por corruptos de toga”, disse a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS)

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) pediu uma comissão mista, que tenha membros tanto do Senado quanto da Câmara. “De um dia para o outro o Brasil descobre que onde era para ter justiça, tinha uma máfia! Exigimos CPI Mista para investigar os crimes da Lava Jato!”, disse.

Outra estratégia que estaria sendo traçada seria a convocação de Sérgio Moro ao Congresso através de uma CPI mista que trata de crimes cibernéticos. Segundo a jornalista Andréia Sadi, o pedido de criação da comissão foi apresentado na semana passada e está na fase de conferência de assinaturas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum