Conselheiro do BNDES ganha contratos da estatal para planejar privatizações no governo Bolsonaro

Apesar do possível conflito de interesses, o caso nunca foi analisado pelo Comitê de Ética do banco. Contratos foram avaliados em quase R$ 10 milhões

A empresa G5 Partners Consultoria e Participações venceu uma licitação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciada em dezembro de 2019, para planejar privatizações no governo Bolsonaro. A empresa tinha como um de seus sócios Marcelo Serfaty, presidente do Conselho de Administração do banco público.

Ao todo, a G5 ganhou três contratos do BNDES, que totalizam R$ 9,7 milhões. Segundo reportagem de Patrik Camporez, no jornal Estado de S.Paulo, Serfaty foi sócio da empresa até 31 de outubro de 2019. Em menos de um mês, no dia 20 de novembro, ele assumiu a vaga de conselheiro no banco público.

Documentos obtidos pelo jornal mostram que a área de integridade, controladoria e gestão de riscos do banco alertou sobre o possível conflito de interesses e pediu que o vínculo de Serfaty com a G5 fosse analisado pelo Comitê de Ética da instituição, o que não ocorreu.

O banco enviou o caso para análise da Controladoria Geral da União (CGU), que ainda não se posicionou. 

A empresa ligada a Serfaty foi contratada para dar consultoria na privatização dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília e Confins, assim como da Casa da Moeda, Ceagesp e Ceasa Minas. Serfaty afirmou ao jornal que não tinha conhecimento disso porque era “um sócio irrelevante”.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR