Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de agosto de 2019, 13h46

Conselho do MP rejeita recurso e mantém processo disciplinar contra Dallagnol

Em entrevista, o procurador declarou que alguns ministros do STF “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”

Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) rejeitou, nesta terça-feira (13), recurso de Deltan Dallagniol, procurador da República e coordenador da força-tarefa da Lava Jato. Ele pedia o arquivamento de um processo administrativo disciplinar aberto contra ele.

O procedimento, aberto a pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, ocorreu em abril, depois que Dallagnol concedeu entrevista à Rádio CBN. Na oportunidade, o procurador declarou que alguns ministros do STF “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Durante a sessão, os conselheiros Leonardo Accioly da Silva e Erick Venâncio Lima do Nascimento, que representam a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no colegiado, solicitaram que seja revisada uma decisão do corregedor Orlando Rochadel Moreira, que arquivou uma representação contra Dallagnol.

Outro alvo

O conselho decidiu, ainda, abrir um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do procurador da Lava Jato, Diogo Castor de Matos.

Em artigos, o procurador criticou decisão do STF, que manteve a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns conexos com crimes eleitorais. O procurador se referiu aos ministros do STF como “turma do abafa”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum