Conselho do MP rejeita recurso e mantém processo disciplinar contra Dallagnol

Em entrevista, o procurador declarou que alguns ministros do STF “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”

Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP
Escrito en POLÍTICA el
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) rejeitou, nesta terça-feira (13), recurso de Deltan Dallagniol, procurador da República e coordenador da força-tarefa da Lava Jato. Ele pedia o arquivamento de um processo administrativo disciplinar aberto contra ele. O procedimento, aberto a pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, ocorreu em abril, depois que Dallagnol concedeu entrevista à Rádio CBN. Na oportunidade, o procurador declarou que alguns ministros do STF “mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo. Durante a sessão, os conselheiros Leonardo Accioly da Silva e Erick Venâncio Lima do Nascimento, que representam a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no colegiado, solicitaram que seja revisada uma decisão do corregedor Orlando Rochadel Moreira, que arquivou uma representação contra Dallagnol. Outro alvo O conselho decidiu, ainda, abrir um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do procurador da Lava Jato, Diogo Castor de Matos.

Em artigos, o procurador criticou decisão do STF, que manteve a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns conexos com crimes eleitorais. O procurador se referiu aos ministros do STF como “turma do abafa”.