Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de abril de 2019, 15h51

Contra Maia, PT e PSOL vão ao STF para convocar Sérgio Moro

Ministro da Justiça vai à Câmara falar sobre o Grupo de Trabalho que analisa o pacote anticrime, mas reunião será a portas fechadas

Foto: Lula Marques/Agência PT

Deputados federais do PT e do PSOL impetraram, nesta quinta-feira (04), mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da decisão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que anulou a convocação aprovada pela Comissão de Legislação Participativa que obrigaria o ministro da Justiça, Sérgio Moro, a prestar esclarecimentos sobre seu pacote anticrime e sobre o decreto do governo Jair Bolsonaro que flexibiliza as regras para a posse de armas de fogo.

Sobre o primeiro tema, Moro será ouvido por deputados no grupo de trabalho criado para analisar a matéria na próxima terça-feira (09), mas as discussões ocorrerão a portas fechadas.

O mandado de segurança ao STF é assinado pelo presidente do colegiado, Leonardo Monteiro (PT-MG), e pelos parlamentares Luiza Erundina (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL), autores do requerimento de convocação.

Os deputados pontuam que Maia agiu de maneira ilegal, inconstitucional e abusiva. Na última terça-feira (02), cara a cara com o presidente, Erundina já havia o acusado de tentar blindar o governo, do qual se reaproximou após troca de farpas pública contra o presidente e Sérgio Moro.

O parlamentar do DEM argumenta que a Comissão de Legislação Participativa não teria competência para convocar ministros, mas, após ser confrontada pela deputada do PSOL, recuou parcialmente, dizendo que remeterá o caso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para que seus membros avaliem as atribuições do colegiado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum