Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de julho de 2018, 16h17

Corregedor nacional intima Moro, Gebran Neto e Favreto sobre HC de Lula

Os três têm 15 dias, contados a partir de 1º de agosto, em função das férias do Judiciário, para enviarem os esclarecimentos

Ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça – Foto: Gáucio Dettmar/Agência CNJ

O ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça, intimou os desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, os dois do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), além do juiz Sergio Moro, a prestarem esclarecimentos a respeito da verdadeira “guerra jurídica” sobre o habeas corpus do ex-presidente Lula. As informações são de Adriana Mendes, de O Globo.

No domingo, 8 de julho, Favreto, então plantonista do TRF-4, determinou a soltura de Lula. Moro, que estava de férias, se posicionou contrário e consultou o relator do caso no tribunal, desembargador João Pedro Gebran Neto, que, em seguida, decidiu pela manutenção da prisão. No entanto, Favreto deu nova decisão pela liberdade. Em seguida, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), o presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores, determinou que valeria a decisão de Gebran, e não a de Favreto.

Eles têm 15 dias corridos, contados a partir de 1º de agosto (por causa das férias do Judiciário), para enviarem os esclarecimentos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu oito representações contra Favreto e duas contra Moro. Os pedidos visam investigação sobre possível infração disciplinar no episódio.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum