CPI da Covid: sai “genocídio”, entra “crimes contra a humanidade”

O G7, núcleo duro da CPI da Covid resolveu em reunião nesta terça-feira amenizar os termos do relatório final, elaborado por Renan Calheiros

Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em reunião com os integrantes do grupo majoritário da CPI da Covid, conhecido como G7, que reúne opositores e os considerados independentes, ficou decidido trocar do relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) o termo "genocídio" por "crime contra a humanidade".

A informação foi dada aos repórteres pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM).

"A questão do genocídio está pacificada e deverá ser retirada do relatório. Estamos discutindo agora as tipificações em relação ao presidente Bolsonaro", declarou Aziz.

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, a reunião serviu para criar um consenso em torno do texto produzido por Renan. "Os sete membros titulares da CPI votarão unidos no relatório do senador Renan Calheiros", contou.

A votação do relatório está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (26).

Randolfe também explicou que o nome do pastor Silas Malafaia, que tem aconselhado o presidente Bolsonaro, permanecerá citado no relatório da CPI, mas não mais constará na lista de indiciados.

O crime de "homicídio" também poderá ser retirado do rol dos 11 indiciamentos de Bolsonaro. No lugar, os senadores poderão classificar os atos negacionistas como sendo de "epidemia com resultado de morte", afirmou Aziz.

Também estaria pacificada, informou o senador amazonense, a retirada do crime de advocacia administrativa do filho "01" do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). Os senadores ainda discutem os crimes atribuídos ao parlamentar pela divulgação de fake news.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) classificou as mudanças no relatório como sendo apenas de "ajustes" na escrita e "nos tipos penais".

O G7 é composto por Omar Aziz, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

Com informações do UOL

Temas