CPMI das Fake News: Aliados de Bolsonaro podem ser removidos pelo PSL

O retorno de Joice Hasselmann pode representar a saída de Zambelli e outros três bolsonaristas da CPMI

Joice Hasselmann durante depoimento na CPMI das Fake News (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

A volta da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) à liderança da bancada do PSL na Câmara dos Deputados pode impactar diretamente na composição do partido na CPMI das Fake News. Hasselmann depôs na comissão e teve confrontos com correligionários ligados ao presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o partido pensa em remover da comissão os bolsonaristas que ainda integram suas fileiras. Os quatro (dois titulares e dois suplentes) deputados federais da comissão indicados pelo partido são ligados ao presidente: Filipe Barros (PSL/PR); Caroline de Toni (PSL/SC); Carla Zambelli (PSL/SP) e Carlos Jordy (PSL/RJ).

Outro bolsonarista do partido que compõe a comissão, Marcio Labre (PSL-RJ), aparece como suplente do PSD e pode não ser afetado pela mudança.

Com exceção de Zambelli, que teve liminar em seu favor, os demais parlamentares tiveram suas atividades partidárias suspensas e não contam mais como integrantes da bancada do PSL. Tal movimentação permitiu que Hasselmann voltasse para a liderança do partido.

A CPMI foi palco de uma dura disputa de Hasselmann com os integrantes do PSL. A parlamentar depôs contra as milícias digitais do bolsonarismo e colocou deputados como participantes de um esquema de ataques virtuais.