Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de julho de 2018, 17h35

Cristiane Brasil chama Fachin de ‘vagabundo’ em mensagem de WhatsApp

O celular de Cristiane foi apreendido por ordem de Fachin em 12 de junho

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de vagabundo numa troca de mensagens de celular. Fachin é relator da investigação no STF (Supremo Tribunal Federal) da Operação Registro Espúrio, no qual Cristiane é alvo.

A conversa foi registrada no dia 2 de junho, com o então ministro da pasta, Helton Yomura. Ela comentava sobre especulação da imprensa de Fachin ressuscitar o imposto sindical –o tributo foi extinto no ano passado pela reforma trabalhista.

“Olha esse vagabundo mostrando pra que veio”, escreveu.

O delegado da Polícia Federal, Leo Garrido de Salles Meira, em documento de 22 de junho, escreveu: “registro aqui que a ofensa gratuita proferida contra Vossa Excelência –que é publicamente reconhecido como um dos magistrados mais sérios e competentes deste país– reverbera sobre todo o sistema de persecução penal”, e requereu medidas contra vários investigados.

O celular de Cristiane foi apreendido por ordem de Fachin em 12 de junho. As mensagens do aparelho serviram para a PF embasar uma nova etapa da operação, no último dia 5 de julho.

Cristiane Brasil afirmou em nota que “o vazamento de uma conversa não relacionada com as investigações extrapola a liberdade de imprensa e a proteção da fonte, aviltando o direito à privacidade e a prerrogativas parlamentares”.

A congressista acrescentou que se vê obrigada a, logo nos primeiros horários da segunda feira, “pedir a abertura de investigação para apuração dos fatos”.  “Qual é a importância dessa informação, além de criar uma intriga entre ela e o ministro? Esse vazamento transcende o interesse público”.

Com informações da Folha

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum