Vereadora Daiana Santos, de Porto Alegre, é alvo de nova ameaça de morte: "Já não aguento mais"

Bancada Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre vem sendo constantemente ameaçada, via e-mail, por um anônimo que pertenceria a um grupo de ódio que faz ataques sistemáticos na internet

Vereadora Daiana Santos é alvo de nova ameaça de morte (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

A vereadora Daiana Santos (PCdoB), de Porto Alegre (RS), denunciou na noite desta quinta-feira (20) que recebeu uma nova ameaça de morte via e-mail. O autor da mensagem de ódio, com conteúdo racista, machista e lesbofóbico, seria o mesmo que ameaçou toda a Bancada Negra da Câmara Municipal da capital gaúcha em dezembro.

“Uma ameaça dessas covardes, que vem sendo recorrente a grupos e mulheres, negros e negras e LGBTQIAP+. Eu trago esse relato, já não aguento mais, o tempo todo, ficar indo à delegacia e tendo que me furtar no trabalho na rua. Por conta desse ato, eu tenho saído das agendas, a gente não tem segurança. Até então, a Câmara Municipal não apresenta nenhuma modificação que nos deixe tranquila para executar as tarefas aqui e, na rua, nem se fala”, desabafou Daiana em vídeo.

Segundo ela, a ameaça chegou ao seu e-mail na última segunda-feira (17). "Nós estamos falando de vereadores da Capital do Rio Grande do Sul. Eu me sinto insegura para executar essas tarefas, de forma que, até então, tem mudado a minha rotina", relatou, cobrando investigação ampla sobre o caso e chamando atenção para o silêncio do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).

https://twitter.com/daianasantospoa/status/1484218597564108805

A vereadora lembrou, ainda, que a ameaça chegou ao seu e-mail justamente um dia após o programa Fantástico mostrar, em reportagem, o crescimento no número grupos neonazistas no Brasil.

"A nossa Mandata não irá se curvar a essas ameaças levianas de grupos neonazistas, que crescem o seu número de adeptos no país, aliados com a conivência de um governo que apoia isto", pontuou.

Ameaças constantes

Integrantes da chamada Bancada Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) foram ameaçados de morte no dia 6 de dezembro. A mensagem de ódio, racistahomofóbica lesbofóbica foi encaminhada, via e-mail institucional, para quatro vereadoras e um vereador.

autor dos ataques e da ameaça, além das ofensas contra os parlamentares, menciona armas e descreve a maneira pela qual cumpriria a ameaça. O criminoso afirma, ainda, que mora no Rio de Janeiro e que viajaria para Porto Alegre com uma “passagem só de ida”.

Bancada Negra da Câmara de Porto Alegre é composta pelas vereadoras Daiana Santos (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT) e pelo vereador Matheus Gomes (PSOL).

Os integrantes da bancada registraram boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil de Porto Alegre.

A intimidação contém a mesma assinatura da ameaça mais recente feita contra Daiana Santos: RWA. Os vereadores suspeitam que a autoria seja do grupo de ódio Dogolachan, criado em 2013, e responsável por inúmeras ameaças em 2020.

Matheus Gomes (PSOL) também recebeu e-mail com ameaças, vindas desta mesma conta, no final de dezembro.

Confira os parlamentares ameaçados até agora pelo grupo de ódio

Até agora, quatro vereadoras e vereadores de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Joinville (SC) – Duda Salabert (PDT), Caroline Dartora (PT), Alisson Julio (Novo) e Ana Lúcia Martins (PT), respectivamente -, duas deputadas federais, Talíria Petrone (PSOL) e Carla Zambelli (PSL), a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), o ex-deputado Jean Wyllys e a prefeita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (Patriota), foram alvos do mesmo grupo, segundo informações de Matheus Moreira, na Folha de S. Paulo.