Dallagnol admite que PowerPoint poderia ter sido apresentado "de modo diferente"

O procurador seria julgado pelo CNMP nesta terça-feira, mas o processo foi tirado de pauta

Deltan Dallagnol e o Power Point contra Lula - Foto: ArquivoCréditos: Arquivo/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato de Curitiba, reconheceu que poderia ter feito de outra maneira o PowerPoint produzido contra o ex-presidente Lula. Uma ação movida pela defesa de Lula contra o procurador por abuso de poder em razão do episódio seria avaliada nesta terça-feira (7), mas foi tirada de pauta pelo Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMP).

"Uma coisa é o conteúdo, se o conteúdo se provou verdadeiro, outra coisa é se a forma de apresentação foi a melhor possível. Olhando com o privilégio de visão retrospectiva, acredito que a gente poderia, sim, ter apresentado esse PowerPoint de modo diferente, poderia ter feito a apresentação dessa denúncia de forma diferente, de modo a evitar críticas", disse o procurador ao UOL Entrevista.

Segundo Dallagnol, o conteúdo está correto e reflete a "denúncia que foi julgada procedente pelo Judiciário". "A condenação foi por corrupção de dezenas de milhões mais a lavagem de dinheiro por meio de um tríplex", disse.

A representação em que a defesa do ex-presidente Lula acusa o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato de abuso de poder por conta do PowerPoint contra o petista prescreveu para o caso de punições leves. A alternativa seria a punição com demissão e cassação de aposentadoria, mas o CNMP está com o placar dividido. Dos 11 votos do CNMP, 5 são quase sempre contrários aos métodos dos procuradores da Lava Jato em Curitiba.