Entrevista exclusiva com Lula
02 de dezembro de 2019, 19h12

Damares aciona Aras, passa por cima da lei e retoma controle do Conselho de Direitos Humanos

Manobra impede que a subprocuradora Deborah Duprat, crítica contundente do governo de Jair Bolsonaro, assuma o posto em 2020

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, atendeu ao pedido da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e vai retomar o controle do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). Ela acionou Aras para impedir que a subprocuradora Deborah Duprat, crítica contundente do governo de Jair Bolsonaro, assumisse o posto em 2020.

Damares tinha encaminhado um ofício ao PGR na última terça-feira (26), solicitando que ele “avalie a possibilidade” de delegar ao Ministério dos Direitos Humanos a preferência da escolha da presidência.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

De acordo com e lei que criou o CNDH, o colegiado é presidido em um ano por um representante da sociedade civil e em outro por um integrante de um órgão federal. Em 2020, seria a vez do Ministério Público Federal (MPF). Deborah Duprat havia sido indicada ainda por Raquel Dodge, de acordo com a coluna de Guilherme Amado, da Época.

Aras aceitou a pedalada da ministra, passou por cima do MPF e delegou amplos poderes ao ministério de Damares.

Indignação

A medida causou indignação à deputada Maria do Rosário (PT-RS). Via Twitter, ela declarou:

“Me solidarizo com a Dra. Deborah Duprat, arbitrariamente substituída no Conselho Nacional de Direitos Humanos por um defensor da ditadura e das violações praticadas pelo regime. A PFDC, comandada por ela, tem amplo trabalho na defesa de Direitos Humanos. Basta de perseguição!”, postou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum