Damares diz que poucos moradores de rua têm coronavírus pois "ninguém pega na mão deles"

Ministra, cuja pasta tem a responsabilidade de zelar pelos direitos humanos, não apresentou nenhum dado concreto sobre a população de rua que ela diz querer ajudar

Foto: Julio Nascimento/PR
Escrito en POLÍTICA el

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, minimizou nesta quinta-feira (7), em coletiva de imprensa durante o lançamento do programa "Brasil acolhedor", a incidência do novo coronavírus entre as pessoas em situação de rua.

"Não são muitos [que têm a doença]. E por que não são muitos ainda? Ninguém pega na mão deles, ninguém abraça morador de rua. Infelizmente", disparou a ministra.

Ela não apresentou, contudo, nenhum dado concreto para sustentar sua fala de que "não são muitos" moradores de rua que foram infectados com a Covid-19.

De acordo com a ministra, as pessoas em situação de rua são "prioridade" no governo. Durante todo sua gestão frente ao ministério, no entanto, não havia sido apresentado até agora nenhum projeto voltado a esse público.

“Muitas pessoas estão, com certeza, encontrando na rua o seu lar. E o que fazer? A gente tem dito que a pandemia tem nos levado a rever algumas políticas públicas do Brasil… estamos tendo a oportunidade de apresentar para o Brasil o que já estava sendo escrito, que seria apresentado em fevereiro, com o Ministério da Cidadania”,  justificou Damares.

Segundo Sérgio Augusto de Queiroz, secretário especial do Desenvolvimento Social, que também estava na coletiva, a pasta deve liberar um crédito extraordinário de R$ 2,55 bilhões par auxiliar moradores de rua em meio à pandemia, mas não detalhou como essa ajuda será executada.

Em São Paulo, de acordo com informações da prefeitura, 22 pessoas em situação de rua morreram em decorrência da Covid-19.