‘Daniel Silveira é a imagem do banditismo bolsonarista que atenta contra a democracia’, diz Freixo

Deputados da oposição e bolsonaristas comentaram a prisão. Eles serão os responsáveis por decidir se mantêm o parlamentar na cadeia

Deputados da oposição e alinhados ao governo Bolsonaro foram às redes sociais na madrugada desta quarta-feira (17) para comentar sobre a prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ) por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Silveira recebeu a Polícia Federal (PF) em sua casa em Petrópolis, no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (16), com a ordem de prisão assinada pelo ministro. O parlamentar havia divulgado um vídeo nas redes sociais com ameaças ao Supremo.

Logo após a prisão, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o vice da Casa, Marcelo Ramos (PL-AM), se manifestaram nas redes sobre o caso, que será analisado pelo plenário para decidir se o parlamentar seguirá detido.

Lira, que foi candidato de Jair Bolsonaro para a presidência da Casa, disse que conduzirá o caso com “serenidade e consciência”.

Marcelo Ramos afirmou que as declarações de Silveira sobre o STF “são absolutamente reprováveis”, mas que a Câmara deve debater “sobre a caracterização do flagrante que justificou a prisão”.

Entre os deputados da oposição, a notícia foi recebida com comemorações. Marcelo Freixo (PSOL-RJ) chamou o parlamentar de “imagem do banditismo bolsonarista que atenta contra a Democracia”.

Já o deputado Rogério Correia (PT-MG) havia dito no Twitter, antes mesmo do anúncio oficial da prisão de Silveira, que daria entrada contra o bolsonarista na Comissão de Ética, solicitando penalidade de cassação de mandato.

Entre os deputados bolsonaristas, a prisão de Silveira foi vista como arbitrária. O deputado Cabo Junio Amaral (PSL-MG) disse que o parlamentar não desviou “um real” e que foi preso por “não se curvar”.

Publicidade

Já o deputado Márcio Labre (PSL-RJ) chamou o STF de “Gestapo”, em referência à polícia secreta oficial da Alemanha Nazista.

Confira outras reações dos parlamentares:

Publicidade
Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR