Datafolha: Boulos vira votos de eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto

A quantidade de pessoas que descartavam os dois candidatos caiu cinco pontos, mesma grandeza de crescimento registrada para o candidato do PSOL

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A pesquisa Datafolha sobre o segundo turno em São Paulo, divulgada na madrugada desta terça-feira (24) e que revelou um novo crescimento de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa, mostra que o líder do MTST vem conquistando eleitores que votariam em branco, anulariam o voto ou que estavam indecisos.

A menos de uma semana para o pleito, o levantamento aponta que, em votos totais, Bruno Covas (PSDB) caiu de 58% na pesquisa da semana passada para 55%. Já Boulos fez o caminho inverso: subiu de 42% para 45%. Agora, a diferença entre os dois candidatos, que já chegou a ser de mais de 20 pontos, é de apenas 10 pontos percentuais.

A quantidade de pessoas que descartavam os dois candidatos na pesquisa anterior caiu cinco pontos percentuais, mesma grandeza de crescimento registrada para o candidato do PSOL.

Contudo, a taxa de indecisos ainda é elevada em comparação a eleições anteriores. Há uma parcela de 21% que ainda não estão certos sobre a decisão. Entre os eleitores do atual prefeito, quanto de Boulos, a taxa dos que podem mudar o voto é de 14%.

Um dos principais motivos que explicam o crescimento de Boulos na pesquisa, segundo o diretor do Datafolha, Alessandro Janoni, é o tempo de propaganda eleitoral equivalente para os dois candidatos.

Ele também destaca o papel da vice da chapa do PSOL, Luiza Erundina, assim como a frente ampla de esquerda formada recentemente por Ciro Gomes (PDT), Flavio Dino (PCdoB), Lula (PT) e Marina Silva (Rede).