Datafolha: Lula vence todos no 2º turno e ainda amplia vantagem

Se o oponente de Lula em um eventual 2º turno fosse Bolsonaro, petista venceria com quase 30 pontos de diferença; levantamento mostra chances do ex-presidente vencer já no 1º turno

Lula venceria todos os candidatos em um eventual segundo turno, diz Datafolha (Foto: Ricardo Stuckert)Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Além de apontar chance de Lula (PT) vencer a eleição para a presidência em 2022 já no 1º turno, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra também que o ex-presidente venceria qualquer um dos potenciais candidatos em um eventual 2º turno e, além disso, ampliou a vantagem em uma disputa com todos eles, em comparação com o último levantamento do instituto.

Segundo o estudo, em um eventual 2º turno contra Jair Bolsonaro (PL), Lula teria 59% dos votos, contra 30% do atual presidente. No levantamento anterior, o petista marcava 56%, contra 31% do chefe do Executivo.

Se o oponente de Lula na segunda volta fosse João Doria (PSDB), o petista sairia vitorioso com 56%, enquanto o governador de São Paulo terminaria a eleição derrotado com 26%. No último estudo, a disputa entre Lula e Doria estava em 51% a 29%

Contra Ciro Gomes (PDT), Lula venceria com índice de 56%, enquanto o pedetista ficaria com 26%. Na última pesquisa Datafolha, de setembro, o petista marcava 52%, contra 29% de Ciro.

Já no cenário hipotético do 2º turno ser disputado entre Lula e Sergio Moro (Podemos), o ex-presidente venceria com 57%, enquanto o ex-juiz, declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), terminaria o pleito com 31%.

Lula pode liquidar no 1º turno

Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial em 2022, divulgada nesta quinta-feira (16), confirma a tendência observada em outros levantamentos recentes: Lula (PT) é o franco favorito para ganhar e mantém a liderança isolada, com chances de liquidar o pleito já no 1ª turno.

Segundo o estudo, Lula tem 48% das intenções de voto e, como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista, virtualmente, pode atingir mais de 50% dos votos e vencer a eleição sem precisar de uma segunda volta.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 22%. Depois dele, surgem os candidatos da chamada “terceira via”. Nenhum deles, no entanto, empolgou e não chegam sequer a 10% das intenções de voto.

O terceiro lugar, no momento, é do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que aparece com 9%. Ele é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 7%, e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. 8% dos entrevistados votarão em branco ou nulo e outros 2% não sabem ou não responderam.