Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de dezembro de 2019, 07h08

Datafolha: Maioria dos brasileiros considera justa liberdade de Lula após decisão do STF

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados entendem que a soltura do ex-presidente foi correta

Foto: José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato Crédito do vídeo: Vigília Lula Livre

A mais recente pesquisa Datafolha revelou que a maior parte da população considera justa a soltura do ex-presidente Lula (PT) no início de novembro, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da prisão em segunda instância.

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados entendem que a libertação de Lula foi justa, enquanto 42% dizem que soltura é injusta. Ainda, 5% disseram não saber. A pesquisa ouviu 2.948 pessoas entre os dias 5 e 6 de dezembro em 176 municípios pelo país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

O ex-presidente foi solto no dia 8 de novembro, deixando a sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, após 580 dias de prisão. A decisão de libertar Lula foi comunicada à Polícia Federal no mesmo dia. Medida veio após a decisão do STF de declarar inconstitucional prisão após condenação em segunda instância.

Na pesquisa, o Datafolha também questionou se os entrevistados confiam nas declarações do ex-presidente. Os que dizem não confiar nunca somam 37%, enquanto outros 25% afirmam que sempre confiam. Afirmam que às vezes têm confiança no que fala o ex-presidente 36%.

Com relação ao atual presidente Jair Bolsonaro, 80% da população brasileira diz desconfiar de suas declarações. A pesquisa revelou que 43% dos entrevistados nunca confiam em afirmações do presidente e 37% confiam às vezes. Já os que dizem confiar sempre são apenas 19% dos entrevistados, sendo que 1% não soube responder.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum