Datena diz que Bolsonaro deu "péssimo exemplo" ao participar de ato em meio à crise de coronavírus

Apresentador, que é íntimo de Bolsonaro, também criticou teor golpista das manifestações, que pediram o fechamento do Congresso e STF

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Apresentador de TV e possível candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (MDB) criticou a participação do presidente Jair Bolsonaro no ato deste domingo (15) no meio da pandemia de coronavírus, além de ser contra manifestações que atacam instituições. Para Datena, que é íntimo de Bolsonaro, atitude do presidente foi um "péssimo exemplo" e lhe causou espanto.

"Estou perplexo, até porque ele tem ainda testes para fazer [de coronavírus]. Ele está se colocando em risco, contrariou norma médica. É um péssimo exemplo contrariar ordem médica no meio de um surto", disse Datena, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

O apresentador também comentou que presidente tinha tomado uma decisão "sensata" ao desencorajar os atos, mas que "quase caiu da cadeira" ao ver Bolsonaro cumprimentando seus apoiadores no Palácio do Planalto, em Brasília.

"Não era hora de ter manifestação. Não sou contra, sou favorável a qualquer tipo de manifestação, de qualquer teor ideológico. Mas não no meio de uma pandemia. Ele tinha tomado uma posição sensata. Se os caras quiseram ir, tudo bem, mas ele sair e abraçar as pessoas... Não esperava isso, não. Quase caí da cadeira", completa.

O apresentador também criticou o teor dos atos, que pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), além do retorno do AI-5 e a intervenção militar.

"Manifestação de rua é aceita, é democrática, de direita e de esquerda. Mas o presidente tomar partido em uma manifestação contra instituições não é legal", avalia Datena.