De olho nos EUA, Bolsonaro manda Ernesto Araújo cancelar viagem com Mourão

O presidente quer o chanceler ao lado para avaliar o que fazer diante da eleição dos EUA

Bolsonaro e Ernesto Araújo (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro mandou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, cancelar uma viagem que faria ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão à região Amazônica esta semana.

Segundo informações de Ricardo Della Coletta, da Folha de S. Paulo, o presidente pediu para o chancelar desmarcar a viagem em razão do acompanhamento do Planalto sobre os desdobramentos das eleições dos Estados Unidos. Apesar de Bolsonaro dizer à CNN Brasil que está confiante na reeleição do presidente Donald Trump, a derrota é uma possibilidade avaliada.

Araújo iria junto a Mourão, ministros e embaixadores ao estado do Amazonas para mostrar ações que o governo estaria tomando contra o desmatamento. Pela manhã, o vice-presidente havia confirmado a presença do chanceler: "Todos confirmados, ministro Heleno, ministra Tereza Cristina, o ministro Ernesto e o ministro Salles".

O compromisso foi desfeito após uma reunião de Aráujo com o presidente. No lugar dele, agora vai o secretário-geral do Itamaraty, Otávio Brandelli.

Pela manhã, Bolsonaro foi às redes sociais e falou que o Brasil pode sofrer “uma decisiva interferência externa” em caso de vitória de Joe Biden. Em seguida, Mourão contrariou o ex-capitão: "Isso é bobagem, é a opinião pessoal dele".