De saída da presidência da Câmara, Maia diz que Bolsonaro pode sofrer impeachment em breve

O parlamentar afirmou, em entrevista ao portal Metrópoles, que a demora de Bolsonaro em apresentar um plano de vacinação já "transbordou" uma pressão da sociedade para o parlamento, e que caberá ao seu sucessor na presidência da Câmara abrir um processo de impeachment

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a poucas semanas de deixar o cargo, afirmou em entrevista ao portal Metrópoles que o presidente Jair Bolsonaro pode sofrer um impeachment nos próximos meses.

Maia tem em sua gaveta mais de 50 pedidos de impeachment contra Bolsonaro e não deu, ao longo de seu mandato, sequência a nenhum deles. Na entrevista, o deputado disse que agora, entretanto, a demora do governo em elaborar um plano de vacinação contra a Covid é um fator que pode motivar a abertura de um processo de impedimento contra o ex-capitão.

"Lhe garanto que até hoje, até a questão da vacina, não tive uma pressão política, um ambiente tão forte da sociedade, pra fazer esse encaminhamento (...) Acho que a questão da vacina poderá transbordar num ambiente muito mais hostil. Pela primeira vez o governo perde popularidade. E acho que os erros na questão da vacina vão gerar um ambiente muito hostil para o governo nos próximos meses", declarou Maia à jornalista Rachel Sheherazade.

"Talvez ele [Bolsonaro] sofra um processo de impeachment muito duro se não se organizar rapidamente. Porque o processo de impeachment, você sabe, é o resultado da pressão da sociedade", completou.

Leia também: Impeachment de Bolsonaro ganha impulso neste início de ano e deve ser tema central da esquerda

O congressista, entretanto, ressaltou que não abrirá um processo contra Bolsonaro em seus últimos dias como presidente da Câmara e que isso caberá ao seu candidato à sucessão, Baleia Rossi (MDB-SP), caso ele seja eleito.

"Estamos em recesso, não vai ajudar agora. Vou apenas criar desorganização em um momento em que se está elegendo um novo presidente. Acho que esse papel cabe ao novo presidente", explicou.

O portal Metrópoles divulgará a íntegra da entrevista com Maia na terça-feira (12).

Assista, abaixo, ao trecho em que ele fala sobre a questão do impeachment.

https://www.youtube.com/watch?v=DLrm0WVdSnI&t=318s