Debate em Porto Alegre adotará modelo drive-in

A posição da Rádio Gaúcha de se adaptar para garantir a presença de todos os candidatos contrasta a da TV Globo, que pretende convidar apenas 4 postulantes

Foto: Joel Vargas/PMPA
Escrito en POLÍTICA el

A Rádio Gaúcha, do grupo RBS, anunciou nesta sexta-feira (25) que adotará um modelo drive-in no debate com os candidatos a Prefeitura de Porto Alegre que será realizado na próxima segunda-feira (28).

"Sempre tivemos como premissa convidar todos os candidatos para o primeiro debate, porque consideramos importante para o nosso público. O desafio, dessa vez, foi definir como reunir tantas pessoas sem riscos. Pedi à área técnica para que fizesse testes e propusesse soluções. Quando ouvi a ideia do drive-in, dei um pulo do sofá. Era exatamente o que precisávamos", disse a editora-chefe da Rádio Gaúcha, Andressa Xavier.

A ideia veio do coordenador de Engenharia das rádios da RBS, Carlo Karnas Vinhol. "Foram quase 20 setores da empresa envolvidos, só nessa fase inicial. Será algo muito consistente, inclusive com apoio de uma unidade móvel da RBS TV, que fará imagens em vídeo. O mais legal de tudo é que até pessoas do centro do país estão interessadas no modelo", relatou Vinhol.

A ideia da Rádio Gaúcha de privilegiar a pluralidade no debate contrasta com a posição da Rede Globo, que pretende contar com apenas quatro candidatos em seus estúdios, sem qualquer possibilidade de realização remota.

No esquema, cada candidato deverá estar dentro do seu carro e poderá ser acompanhado de um assessor. Cada equipe deverá levar água e a recomendação é pelo uso de máscaras e de álcool gel. O debate vai ocorrer às 8h da próxima segunda-feira, com transmissão na Rádio Gaúcha e nos portais GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho.

Pesquisa divulgada na quarta-feira aponta que Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera com folga.