Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de fevereiro de 2019, 12h13

Defesa Civil retira população do entorno de outras cinco barragens da Vale em Minas

É a quarta vez que ocorre evacuação de pessoas próximas a barragens desde o rompimento da barragem de Brumadinho, que causou a morte de 169 pessoas. Outras 141 estão desaparecidas

Foto: Reprodução

A Defesa Civil de Minas Gerais está retirando nesta quarta-feira (20) famílias que residem no entorno de mais cinco barragens inativas da Vale em Minas Gerais. As remoções acontecem em Nova Lima e Ouro Preto.

É a quarta vez que ocorre evacuação de pessoas próximas a barragens desde o rompimento da barragem 1 em Brumadinho (MG), que causou a morte de 169 pessoas. Outras 141 estão desaparecidas.

A estimativa é que a realocação retire 75 pessoas de suas casas. Pela manhã, foram evacuados moradores da chamada zona de autossalvamento próxima à barragem de Vargem Grande, em Nova Lima (a 25 km de Belo Horizonte).

Serão ainda retirados moradores do entorno das barragens de Forquilha 1, 2 e 3 e Grupo, todos no entorno da mina de Fábrica, na zona rural de Ouro Preto (a 97 km da capital mineira).

As estruturas estão na lista de dez barragens construídas por alteamento a montante inativas que foram apontadas em uma ação do Ministério Público de Minas Gerais.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum