Fórumcast #20
22 de março de 2018, 15h44

Defesa de Lula disse haver “uma certa volúpia em encarcerar um presidente da República”

Advogado de Lula disse ainda que se frustra ao ver que os tribunais "se põem a legislar".

O advogado de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Roberto Batochio disse, em sua ostentação oral, na tarde desta quinta-feira (22), durante o julgamento do habeas corpus no plenário do SFT, que se frustra ao ver que os tribunais “se põem a legislar”. Ele diz que sente que seu trabalho como legislador, no Congresso, foi inútil. Pois as leis são substituídas por “mirabolâncias exegéticas’.

Batochio afirmou que “a voz das ruas pertence às ruas”. O judiciário não deve tomar o pulso da população nas ruas. Isso é tarefa dos políticos. Para ele, a súmula 122 do TRF-4 contraria frontalmente a Constituição e contraria a decisão do STF e deveria ser considerada inconstitucional. Ela transforma o início da execução da pena em obrigatória”.

Batochio disse ainda que há “uma certa volúpia em encarcerar um presidente da República. Não que um ex-presidente seja diferente dos outros ou esteja acima da lei. Mas ninguém pode ser retirado da proteção do ordenamento jurídico”.

Veja também:  "Bom pra Argentina é o Macri, que elevou a inflação para 74%?", dispara Lula

Batochio citou também a Constituição de 1988. “Procuramos positivar no texto as garantias de presunção de inocência, para repelir investidas do autoritarismo, seja ele ‘verde-oliva’ ou ‘da cor negra da asa da graúna’”.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum