Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de março de 2019, 14h48

Defesa de Lula entra com novo pedido no STJ para anular o caso triplex

Advogados de Lula devem usar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre caixa dois para pedir que o caso do tríplex seja anulado

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

A defesa do ex-presidente Lula pediu, nesta segunda-feira (25), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a anulação da condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP) e o envio do processo para a Justiça Eleitoral

A iniciativa foi tomada diante da possibilidade de o STJ julgar, nos próximos dias, o recurso protocolado em 2018 pelos advogados do ex-presidente para rever a condenação. Além disso, a manifestação foi baseada, também, na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que crimes comuns conexos aos eleitorais devem ser julgados pela Justiça Eleitoral.

Leia também: Em “nova fase”, Lava Jato em SP agora inicia perseguição a parentes de Lula

Os advogados de Lula trazem argumentos de que o caso do tríplex, em Guarujá (SP), envolveu desvios para campanhas e que a competência do processo não é da justiça criminal, que o conduziu, mas da eleitoral. Com isso, pedem sua anulação.

A peça traz falas públicas dos procuradores da força-tarefa de Curitiba Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima.

“Em 12.02.2019, o Procurador da República Deltan Dallagnol, líder da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, postou um vídeo em sua conta no Twitter “alertando” para o fato de que, caso prevalecesse o entendimento de que cabe à Justiça Eleitoral processar e julgar crimes eleitorais e crimes de comuns conexos, as Ações Penais decorrentes da Lava Jato “iam ser nulas porque deveriam ter tramitado pela Justiça Eleitoral”, escreveu a defesa de Lula.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum