Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
02 de dezembro de 2019, 19h52

Defesa de Lula pede ao STF anulação de julgamento do TRF-4

Advogados criticam o fato do TRF-4 ter ignorado orientação do STF

Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

Os advogados do ex-presidente Lula apresentaram recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (2) pedindo a anulação do julgamento do TRF-4 que desrespeitou decisão do STF e condenou o ex-presidente Lula em segunda instância no processo do Sítio de Atibaia. Alguns ministros já demonstraram incômodo com a atitude do tribunal.

A defesa afirma que é “necessária e urgente” a aceitação da liminar que pede a anulação do processo em razão do entendimento do STF de que réus devem ser ouvidos depois dos delatores. Os advogados sustentam que o caso deveria voltar à primeira instância para que o petista reapresentasse alegações finais.

Segundo os defensores, houve “constrangimento ilegal” por parte do tribunal, que ignorou recursos apresentados por Lula e, por unanimidade, aumentou a pena de 12 anos e 11 meses para 17 anos e 1 mês.

“Por qual razão este processo específico mereceu atenção especial, e teve seu trâmite deliberadamente acelerado, ultrapassando mais de um milhar de outros recursos pendentes de julgamento pela ordem cronológica?”, questiona ainda a defesa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum