Deixa o homem "trabalhar": agenda de Bolsonaro se resume a passeio de moto e entrega de medalha

Nos últimos dois dias, Bolsonaro se deslocou entre Brasília, Uberlândia e Rio de Janeiro para uma agenda que mais se assemelha a programação de férias; confira

A agenda de Bolsonaro nos últimos dois dias (Fotos: Palácio do Planalto/Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro, por inúmeras vezes, já se queixou do cargo que ocupa e chegou a afirmar que sua vida é "um inferno".

Suas reclamações, no entanto, não correspondem à realidade. O chefe do Executivo trabalha pouquíssimas horas por dia e as famigeradas motociatas e aglomerações com apoiadores têm acontecido com mais frequência não só nos finais de semana, mas durante horário de expediente.

Na última sexta-feira (27), por exemplo, Bolsonaro fez uma motociata improvisada em Goiânia (GO), fora de sua agenda oficial, em que constava apenas a Solenidade de Passagem do Comando de Operações Especiais, que aconteceu na parte da manhã daquele dia na capital de Goiás.

Já esta semana o presidente resolveu repetir os passeios em horário de expediente. Entre esta terça (31) e quarta-feira (1), a agenda do chefe do Executivo se resumiu a cavalgada, motociata, inauguração de obra alheia e entrega de medalhas militares.

A programação de lazer de Bolsonaro esta semana começou em Uberlândia na terça-feira. Pela manhã, andou a cavalo e tirou fotos segurando uma bandeira do Brasil. Depois, o passeio foi motorizado: fez mais uma motociata com apoiadores.

Nenhum dos dois programas constava em sua agenda oficial. O único compromisso público do presidente na cidade mineira, registrado oficialmente, foi a inauguração do Sistema de Tratamento e Captação de Água de Capim Branco. Acontece que a obra, conforme mostrou a Fórum, foi iniciada durante a gestão de um prefeito do PT em parceria com o governo de Dilma Rousseff.

"O atual prefeito pegou o projeto pronto e já em andamento. A sua única obrigação era fiscalizar o cumprimento do contrato da obra até sua conclusão", disse o ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, ao comentar a presença de Bolsonaro na inauguração da obra.

Único compromisso oficial de Bolsonaro na terça-feira (31) foi inaugurar uma obra do PT. Cavalgada e motociata não foram registradas (Reprodução/Palácio do Planalto)

Bolsonaro retornou de Uberlândia para Brasília na própria terça-feira (31). Na manhã desta quarta-feira (1), partiu para o Rio de Janeiro.

Seu único compromisso do dia: participar da Cerimônia de Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar. A agenda oficial é encerrada às 14h com seu retorno da capital fluminense à Brasília. Ou seja, o dia de "trabalho" do presidente já terminou.

Todos os compromissos de Bolsonaro em sua agenda oficial desta quarta-feira (1) - Reprodução/Palácio do Planalto