Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de julho de 2019, 19h00

Delegado Francischini compartilha fake news sobre site do PT e The Intercept

Parlamentar disse que colunista João Filho trabalha para o Partido dos Trabalhadores

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O deputado federal Delegado Francischini (Solidariedade) compartilhou, nas suas redes sociais, uma notícia falsa primeiramente publicada no site Agora Paraná. O texto afirma que João Filho, colunista do The Intercept, seria funcionário do PT. Há inverdades na matéria publicada pelo jornalista Oswaldo Eustáquio.

A matéria diz que João Filho é repórter do The Intercept e que também dá expediente no site do Partido dos Trabalhadores. Primeiramente, João não atua como repórter e, sim, como colunista do The Intercept. Com isso, não cabe a ele fazer reportagens ou matérias e, sim, textos opinativos. No caso de João, seus artigos são carregados de humor e ironia.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

E ele não trabalha para o PT. O site do Partido dos Trabalhadores republica com frequência as colunas de João Filho, que são primeiramente postadas no The Intercept. Em todos os textos reproduzidos no site do PT é dado o crédito de autoria e a indicação que o texto foi publicado primeiramente do The Intercept.

Oswaldo Eustáquio e o site Agora Paraná foram autores de outra fake news recentemente. Em um texto amplamente divulgado nas redes sociais de apoiadores do governo Jair Bolsonaro, ele afirmava ter descoberto a “deeb web” (sic) do The Intercept Brasil, por onde um possível hacker poderia ter mandando o arquivo com as conversas entre o ministro Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum