segunda-feira, 21 set 2020
Publicidade

Delegado Francischini compartilha fake news sobre site do PT e The Intercept

O deputado federal Delegado Francischini (Solidariedade) compartilhou, nas suas redes sociais, uma notícia falsa primeiramente publicada no site Agora Paraná. O texto afirma que João Filho, colunista do The Intercept, seria funcionário do PT. Há inverdades na matéria publicada pelo jornalista Oswaldo Eustáquio.

A matéria diz que João Filho é repórter do The Intercept e que também dá expediente no site do Partido dos Trabalhadores. Primeiramente, João não atua como repórter e, sim, como colunista do The Intercept. Com isso, não cabe a ele fazer reportagens ou matérias e, sim, textos opinativos. No caso de João, seus artigos são carregados de humor e ironia.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

E ele não trabalha para o PT. O site do Partido dos Trabalhadores republica com frequência as colunas de João Filho, que são primeiramente postadas no The Intercept. Em todos os textos reproduzidos no site do PT é dado o crédito de autoria e a indicação que o texto foi publicado primeiramente do The Intercept.

Oswaldo Eustáquio e o site Agora Paraná foram autores de outra fake news recentemente. Em um texto amplamente divulgado nas redes sociais de apoiadores do governo Jair Bolsonaro, ele afirmava ter descoberto a “deeb web” (sic) do The Intercept Brasil, por onde um possível hacker poderia ter mandando o arquivo com as conversas entre o ministro Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.