Demori explica diferenças entre arquivos da Vaza Jato e os que estão com defesa de Lula

Tanto as conversas reveladas pela Vaza Jato quanto as que estão sob a posse da defesa de Lula representam uma parcela mínima do total de arquivos obtidos pela operação Spoofing que demonstrariam a parcialidade da Lava Jato e de Moro na condenação do ex-presidente

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O jornalista Leandro Demori, editor executivo do The Intercept Brasil, explicou nesta segunda-feira (1) que os arquivos de conversas entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sérgio Moro obtidos pela Operação Spoofing são bem maiores do que aqueles que foram revelados pela série Vaza Jato e dos que a defesa do ex-presidente Lula tem em mãos até agora.

Os diálogos que reforçariam a parcialidade de Moro e de procuradores como Deltan Dallagnol no processo que levou Lula à cadeia foram liberados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, à defesa do petista, e tiveram seu sigilo levantado nesta segunda-feira (1).

Demori, que coordenou o trabalho de divulgação dos diálogos à época da série jornalística Vaza Jato, esclarece, contudo, que há ainda inúmeros arquivos que não vieram à tona.

Leia Também: “Estamos diante de um verdadeiro escândalo”, diz jurista sobre diálogos de Moro e Dallagnol obtidos por Lula

"Tamanho do arquivo da Vaza Jato: 43,8GB. Tamanho do arquivo da operação Spoofing: 7TB. O que isso significa? Que o Intercept tem um acervo que corresponde a 0,56% do arquivo total apreendido pela Spoofing. O que a defesa do ex-presidente Lula tem em em mãos até o momento: 740GB. Isso corresponde a cerca de 10% do total da Spoofing", escreveu o jornalista em sua conta do Twitter.

"Resumo do tamanho dos acervos: Spoofing: 7TB. Defesa de Lula (até agora): 740GB. Vaza Jato: 43,8GB", detalhou.

Entre os arquivos que vieram à tona até agora, descobriu-se, por exemplo, que Moro e Dallagnol tramaram vazamento de áudio interceptado para barrar nomeação de Lula no governo Dilma em 2016.

Leia também: Moro volta a falar em “supostas mensagens” ao comentar sobre dados da Operação Spoofing

"As mensagens da Spoofing, custodiadas pelo Estado brasileiro, são muito bem-vindas. Elas corroboram – com perícia – um ano e meio do trabalho dos nossos jornalistas sobre a escancarada parcialidade de Sérgio Moro e as evidentes ilegalidades dos procuradores da Lava Jato", escreveu Demori.

Confira, abaixo, a íntegra da explicação do jornalista sobre as diferenças entre os tamanhos dos arquivos.

https://twitter.com/demori/status/1356362367588773889