Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de março de 2019, 10h22

Deputada Dani Monteiro é barrada no elevador da Alerj: “acontece toda semana”

“Já foram me buscar no plenário, no meio de uma sessão, dizendo seguidamente ‘esse espaço é só para deputados’”, disse

Foto: Facebook

A deputada estadual Dani Monteiro, negra, 27 anos, criada no Morro de São Carlos, foi barrada, nesta quarta-feira (20), no elevador de uso exclusivo dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Ela escreveu sobre o assunto em sua conta no Twitter:

“Tomei posse na ALERJ há quase dois meses, e ainda hoje sou constantemente barrada nos elevadores, vagas e espaços exclusivos para deputados, como se eu não fosse um deles. É o racismo institucionalizado nos espaços de poder dizendo que nosso lugar não é aqui.

Já foram me buscar no plenário, no meio de uma sessão, dizendo seguidamente ‘esse espaço é só para deputados’. E parecem só acreditar que eu sou deputada quando algum homem branco confirma. Esse tipo de coisa acontece toda semana.

Apesar da indignação e do constrangimento, sei que essas manifestações são reflexo de um racismo enraizado nas instituições desse país. Abolimos a escravidão há 130 anos. Somos o país mais enegrecido do mundo fora da África. Negros e negras são a maioria da população brasileira.

Ainda assim, somos vistos como INTRUSOS nas Casas Legislativas desse país. É uma democracia onde o povo é estranho.”

Só este ano, de acordo com informações da coluna de Ancelmo Gois, a mesma coisa já tinha acontecido a outras duas deputadas negras: a federal Talíria Petrone (no Congresso) e a estadual Mônica Francisco (no TJ do Rio).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum