Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2019, 22h16

Deputado bolsonarista leva invertida nas redes ao tentar justificar racismo de general Heleno

"Verdade. Os Brancos sofrem muito racismo. PSL sendo PSL, medíocre e estúpido, tá ok?", disse um usuário no Twitter em resposta a Carlos Jordy (PSL-RJ)

Reprodução/Câmara dos Deputados

Depois do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, utilizar a expressão racista “denegrir” para criticar discurso da ex-presidenta Dilma Rousseff, em Paris, e receber uma chuva de críticas nas redes, o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) decidiu sair em defesa do ministro e atacou o que chamou de “patrulha do politicamente correto”.

“Gen. Heleno foi criticado pela patrulha politicamente correta por ter usado a palavra ‘denegrir’. Segundo eles, a palavra remonta ao período escravocrata e tem sentido depreciativo ao negro. Vocês estão PROIBIDOS de falar q ‘deu branco’ quando esquecerem de algo, bando de doente!”, publicou Jordy.

Heleno publicou um tuíte na quinta-feira usando o termo racista. “A Sra Rousseff, durante palestra em Paris, fez várias críticas ao Pres Bolsonaro. Não falou de seu lamentável passado como guerrilheira, de seu merecido impeachment nem do fracasso da sua candidatura ao Senado por MG. Viaja para denegrir a imagem do Brasil no exterior”, tuitou.

O comentário foi bastante criticado, tanto pelo conteúdo quanto pelo termo. “Denegrir? Além de todo desrespeito à Dilma , o general é racista no trato”, disse Sandra Valongueiro.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann também criticou o general. “General Heleno usa termo preconceituoso e ataca Dilma Rousseff na tentativa de desqualificar sua história de luta pela democracia brasileira. Não adianta tentar esconder. Todo o mundo já sabe que foi golpe em 2016 e que o governo a quem ele presta serviço é que envergonha o país”, publicou.

O deputado também foi alvo de críticas. “Verdade. Os Brancos sofrem muito racismo. PSL sendo PSL, medíocre e estúpido, tá ok?”, disse um usuário. Mesmo assim, Jordy continuou repetindo sua retórica e reafirmou o racismo no discurso. “Eu vou falar “denegrir” quantas vezes eu quiser, entenderam, patrulha politicamente correta. E, se encherem o saco, estarão todos na minha lista NEGRA”, disse.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum