Deputado bolsonarista propõe a extinção da UERJ

Projeto de Anderson Moraes quer a transferência da oferta de vagas da universidade para as instituições privadas. "Balbúrdia nós não iremos aceitar", afirmou

Anderson Moraes (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado bolsonarista Anderson Moraes (PSL) apresentou um projeto de lei nesta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para extinguir a Universidade Estadual do Rio (UERJ). A proposta promove a transferência da oferta de vagas às instituições privadas, com oferta de bolsas para estudantes de baixa renda.

O projeto cita também a cessão onerosa de bens móveis e imóveis da universidade para a iniciativa privada. Segundo o projeto, o que não for absorvido, seria transferido para outras universidades estaduais, como a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Em sua justificativa, Moraes diz que cada aluno da UERJ teria um custo mensal de R$ 4.523 e que a universidade seria um dos órgãos estaduais que mais causa impacto no orçamento do estado. “A UERJ é um dos órgãos estaduais que causa maior impacto no orçamento estadual, concentrando milhões de reais do pagador de impostos numa estrutura pesadas e com resultados contestáveis”, justifica Anderson.

O deputado também cita um suposto "aparelhamento ideológico de viés socialista na Universidade, com clara censura ao pensamento acadêmico de outras linhas de visão de mundo".

Nas redes sociais, o bolsonarista usou a palavra "balbúrdia" ao comentar sobre o projeto. "Balbúrdia nas universidades custeadas com o dinheiro do povo, nós não iremos aceitar", escreveu no Twitter. A UERJ é considerada a nona melhor universidade do Brasil e uma das 60 melhores do mundo.

https://twitter.com/deputadomoraes/status/1397331829380763649