Deputado Carlos Minc diz que Dino e Freixo já fecharam com o PSB e devem se filiar em 15 dias

O governador do Maranhão esteve na última semana com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira

FláReprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ) informou através de suas redes sociais, nesta terça-feira (8), que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) já acertaram filiação ao seu partido, o PSB.

"Êxtase! Flávio Dino e Freixo acertam ingresso conjunto no PSB em 15 dias!", anunciou Minc, que além de deputado é ex-ministro do Meio Ambiente.

"Em 2010 apoiei Dino a governador, PT apoiou Sarney. Em 2016 apoiei Freixo à prefeitura RJ, desde 1o turno. Esta decisão não exclui PSOL e PCdoB de Frente Democrática de Resistência. PSB+forte, +esquerda", completou o político.

https://twitter.com/minc_rj/status/1402303366223609860

Uma suposta saída de Marcelo Freixo do PSOL já é assunto há alguns meses. Ele está no centro da articulação de uma aliança de centro-esquerda para o governo do Rio de Janeiro e, recentemente, esteve com o ex-presidente Lula (PT) e foi elogiado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que no último mês saiu do DEM para se filiar ao PSD.

Já Flávio Dino mantém conversas constantes com o PSB e uma das ideias que chegou a ser aventada foi a fusão da legenda com a sua, o PCdoB, que geraria o Socialistas.

Na última semana, conforme apurado pelo Blog do Rovai, Dino teve uma reunião com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Ele publicou a foto do encontro em seu perfil no Instagram e disse que “a conversa foi sobre a conjuntura brasileira e os desafios políticos de 2021”. A pauta principal, porém, foi sobre a possível ida de Dino para o PSB.

A direção nacional do PCdoB não está convencida de que o melhor movimento do partido seja a da fusão da sigla com o PSB para a formação do Socialistas. Muitos veem esse movimento como de incorporação de uma sigla pela outra. A maior parte dos comunistas estaria defendendo a federação partidária e o PT teria aberto a possibilidade de construir esse arranjo com o partido.

Dino, porém, estaria convencido de que este movimento poderia demorar muito e quer resolver o quanto antes sua filiação para poder articular 2022.

Nem o governador do PCdoB e nem Freixo se manifestaram sobre o anúncio feito por Carlos Minc.