Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de julho de 2019, 13h42

Deputado Paulo Pimenta é vítima de fake news requentada nas redes

Diante da repercussão negativa da fala da Jair Bolsonaro sobre o Nordeste, redes bolsonaristas resgataram uma publicação mentirosa e já desmentida sobre o líder do PT na Câmara dos Deputados chamando nordestinos de porcos

Gustavo Bezerra

É falsa a publicação que voltou a circular nas redes sociais nos últimos em que o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) comparava a população do Nordeste a porcos. O motivo da mensagem fake seria a suposta boa recepção que Jair Bolsonaro teria recebido em visita à região, em maio desse ano.

Como a plataforma de fact-checking Aos Fatos já apontou meses atrás, a publicação apresenta vários indícios de que é uma montagem. “Por exemplo: apesar de trazer o nome e a foto da página oficial de Pimenta no Facebook, sugerindo que o comentário foi postado ali, há a indicação do símbolo de ‘somente amigos’ opção de publicação disponível apenas para perfis pessoais”.

As redes bolsonaristas requentaram essa fake news sobre o líder do PT na Câmara dos Deputados para, provavelmente, equilibrar a fala comprovada e preconceituosa de Jair Bolsonaro sobre o Nordeste. Na sexta-feira (19), o presidente se referiu aos nordestinos como “paraíbas”.

 

Veja também:  Ministro do Meio Ambiente culpa população do Norte por queimadas na Amazônia

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum