Deputados do PT do Ceará repudiam ataques de Ciro a Lula, ao partido e a jornalista do Brasil 247

“Durante o ato de lançamento da sua pré-candidatura, Ciro não foi só irresponsável ao criticar o governo Lula, mas atentou contra a verdade, distorceu fatos”, diz a nota de repúdio assinada por Luizianne Lins, José Airton e Elmano de Freitas

Ciro Gomes (Foto: CAPOL UFABC)
Escrito en POLÍTICA el

Os deputados federais Luizianne Lins e José Airton, além do deputado estadual Elmano de Freitas, todos do PT do Ceará, divulgaram uma nota de repúdio contra a postura do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O ex-governador do Ceará e ex-ministro vem desferindo frequentes ataques ao ex-presidente Lula e ao PT. Ciro, inclusive, surtou com o jornalista Luís Costa Pinto, do Brasil 247, durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (21).

Contestado até por correligionários do PDT, Ciro perdeu as estribeiras ao ser questionado pelo jornalista sobre a possibilidade de apoiar o ex-presidente Lula, favorito em todas as pesquisas, em um eventual segundo turno ou até mesmo no primeiro turno.

“Eu não posso ficar a minha vida inteira sustentando as irresponsabilidades do Lula. A vida inteira eu ajudei o Lula. Agora, capricho do lulopetismo nunca mais. Anote isso para não fazer mais esse tipo de pergunta”, disse o presidenciável.

No fim da resposta, veio o ataque, a la Bolsonaro. “O 247, Lula, não é um órgão de imprensa. É um panfleto do Lula, pago com dinheiro sujo”, afirmou Ciro.

Veja a íntegra da nota dos parlamentares do PT:

É lamentável a manifestação de agressão injusta, manipulação de fatos e falta de percepção dos desafios para o povo brasileiro que o pré-candidato Ciro insiste em expressar.

Incomodado com o fato de Lula ser o maior líder popular de nosso país e liderar as pesquisas, insiste em atacar o melhor Presidente de nossa história. Expressa, ainda, o mais absurdo sectarismo ao ser perguntado sobre um cenário de segundo turno entre um candidato da esquerda e o bolsonarismo. 

O PDT de Brizola não merece representação tão divisionista e descompromissada com a superação de sofrimento de nosso povo. Na defesa da democracia, dos direitos do povo, Brizola unia, foi pras trincheiras da legalidade em nosso Brasil. Ciro sugere viajar novamente a Paris. Tamanha diferença explica um pouco porque, em 2002, Brizola desistiu de Ciro e manifestou seu apoio a Lula nas eleições presidenciais.

Durante o ato de lançamento da sua pré-candidatura nessa sexta (22), Ciro não foi só irresponsável ao criticar o governo Lula, mas atentou contra a verdade, distorceu fatos e espalha fake news contra o maior líder da América Latina e o único presidente que tirou o Brasil do mapa da fome, respeitado em todo o mundo.

Infelizmente, na sanha de viabilizar sua candidatura, Ciro esquece quem deve ser o principal inimigo do Brasil e ataca a única pessoa que pode fazer frente ao fascismo, ao autoritarismo, ao retrocesso. Ironicamente, o lema da campanha do candidato cita rebeldia e esperança. Pelo que vimos ontem, no entanto, o candidato parece confundir rebeldia com indocilidade e esperança com personalismo e egocentrismo.

Lamentamos também profundamente os ataques do candidato à imprensa e a jornalistas sérios e éticos. Nossa solidariedade ao companheiro Luís Costa Pinto, jornalista do canal 247, com quem temos a honra de lutar nas mesmas trincheiras da democracia.