Deputados do PT pedem investigação sobre possível fuga de Olavo com avião da FAB

Informações colhidas pela escritora Daniela Abade apontam para possível utilização indevida de avião da FAB para fuga de Olavo aos EUA; ministro nega

Olavo de Carvalho | Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

Os deputados federais Jorge Solla (PT-BA) e Paulo Teixeira (PT-SP) afirmaram neste sábado (20) que irão pedir a abertura de investigação para averiguar se o astrólogo Olavo de Carvalho utilizou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fugir do Brasil após ter sido intimado pela Polícia Federal (PF) a prestar depoimento no inquérito que investiga a existência de uma milícia digital que atua contra a democracia e as instituições.

Suspeitas de fuga de Olavo com aeronave usada por Fábio Faria

Segundo apuração realizada pela escritora Daniela Abade, evidências apontam que Olavo de Carvalho pode ter embarcado, em São Paulo, em aeronave da FAB que foi utilizada pelo ministro Fábio Faria, das Comunicações, nos Estados Unidos. A partir de dados do Flight Aware, a escritora apontou que o avião que foi utilizado por Faria teria partido da capital paulista no dia 13, às 12h48, e feito um trajeto distinto do habitual.

A aeronave Legacy VC99B aterrissou em um aeroporto pequeno nos Estados Unidos e parte de sua rota no Brasil não pôde ser captada pelos sistemas de monitoramento.

Em vídeo publicado na terça-feira (16), Olavo admitiu que partiu para os EUA em um “voo repentino”. “Como eu vim parar aqui? Quando eu estava no hospital me ofereceram um voo repentino, que partiria em 15 minutos, e eu aceitei”, disse o guru bolsonarista. Ele não deu mais detalhes sobre o porquê de ter tido que embarcar às pressas.

Deputados do PT pedem investigação; ministro nega

As informações disponibilizadas por Daniela Abade alarmaram parlamentares de oposição. "Urgente: denúncia grave, oferecida pela escritora Daniela Abade aponta que Olavo de Carvalho fugiu do Brasil num avião da FAB que serviu ao Ministro Fábio Farias. Caso verdadeira, dois crimes foram praticados: obstrução da justiça e prevaricação. Vamos pedir investigação", escreveu Paulo Teixeira no Twitter.

"Vamos pedir na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara a convocação do comandante da FAB e o ministro Fábio Faria, precisam explicar essas evidências tão graves de terem usado voo da FAB para dar fuga ao foragido da Justiça Brasileira Olavo de Carvalho", anunciou Jorge Solla.

O ministro das Comunicações usou as redes sociais para negar o envolvimento em uma possível fuga de Olavo e atacar a escritora. "FAKE NEWS!! Não conheço Olavo de Carvalho, nunca o vi na vida e não fui de FAB para os EUA. Irresponsabilidade soltar maluquices na imprensa sem checar. É preciso investigar e punir esses devaneios que se espalham irresponsavelmente", escreveu Fábio Faria, sem se aprofundar no tema.

O ministro foi cobrado a apresentar a lista de passageiros que embarcaram na viagem. Esses nomes estão em sigilo.

“Guru” bolsonarista ironizou a fuga para os EUA

Olavo disse que a “coisa foi tão rápida” que não foi possível, sequer, se despedir dos médicos e enfermeiros do hospital. “O pessoal chama de saída à francesa”, ironizou. Em sua versão, o bolsonarista alegou que a saída do pais “não foi escondida de ninguém”, mas porque disseram a ele que “ou embarca agora ou não vai ter outro voo”.

A PF já tentou colher duas vezes depoimento de Olavo no inquérito que investiga a existência de uma milícia digital que atua contra a democracia e as instituições.

Confira os dados expostos por Daniela Abade sobre a possível fuga de Olavo de Carvalho:

https://twitter.com/_danielaabade/status/1462096207036231690
https://twitter.com/pauloteixeira13/status/1462153220776767493
https://twitter.com/depjorgesolla/status/1462163569638875139
https://twitter.com/fabiofaria/status/1462133210989699077