Desconfiança em discurso de Bolsonaro bate recorde, diz Datafolha

Levantamento mostra que confiança na palavra do presidente sofreu abalo após atos golpistas do 7 de setembro

Jair Bolsonaro | Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Além da piora da avaliação de seu governo, o presidente Jair Bolsonaro sofreu uma piora em seu nível de confiança, segundo pesquisa Datafolha. Números revelados nesta sexta-feira (17) mostram que houve um recorde na desconfiança de Bolsonaro.

Ao serem questionados sobre a confiança no discurso do presidente, 57% afirmaram que nunca confiam nas palavras do presidente. O número representa um recorde de desconfiança de Bolsonaro. Em julho, esse percentual estava em 55%.

Os que disseram sempre confiar foram 15% enquanto 28% às vezes confiam.

Não é de hoje que Bolsonaro é alvo de críticas por difundir informações falsas. Esta semana, inclusive, o presidente chegou a defender a disseminação de mentiras. “Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha pra namorada? Se não contasse, a noite não ia acabar bem. Eu nunca menti para a dona Michelle. Hoje em dia, o fake news morre por si só, não vai pra frente”, declarou.

Bolsonaro sofreu baixa também na avaliação do governo e segue perdendo do ex-presidente Lula por ampla margem nas projeções eleitorais.

A pesquisa aponta que após a semana do Dia da Independência, em 7 de setembro, quando o presidente liderou atos golpistas com discurso autoritário, mais cidadãos passaram rejeitá-lo.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 13 e 16 de setembro, ouvindo presencialmente 3.667 pessoas com mais de 16 anos, em 190 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.