Desemprego dispara e atinge 13,7 milhões de brasileiros, diz IBGE

Em uma semana, 1,1 milhão de trabalhadores brasileiros perderam o trabalho. Taxa de desemprego é de 14,3%, a maior desde o início da pandemia, quando o porcentual era de 10,5%

Trabalhador aguarda por atendimento em posto do CAT (Foto: Edson Lopes Jr/A2AD)
Escrito en POLÍTICA el

Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que o desemprego disparou e, em uma semana, mais 1,1 milhão de trabalhadores foram demitidos.

Segundo o levantamento, o desemprego atinge 13,7 milhões de brasileiros - 14,3% da população economicamente ativa, a maior desde o início da série, em maio deste ano, quando o porcentual batia 10,5%. Na semana anterior, os dados mostram 12,6 milhões de desempregados - com taxa de de desocupação de 13,2%.

A pesquisa estimou em 82,2 milhões a população ocupada, uma redução de 500 mil empregos em relação à semana anterior (82,7 milhões).

Cerca de 3,6 milhões (ou 4,4% da população ocupada) estavam afastados do trabalho devido ao distanciamento social. Na primeira semana da pesquisa, de 3 a 9 de maio, o índice de afastado por causa da política de contenção da doença era de 19,8%.